Servicos

Exoteng Engenharia Projetos e Consultoria

(62) 3233 8183

exoteng@exoteng.com.br

Av. Pará, 308, Setor Campinas

Goiânia - GO, 74.520-100

Sondagem a percussão

Este ensaio é utilizado para conhecimento do solo sub superficial e do subsolo local, visando o conhecimento das suas principais características bem como a profundidade do lençol freático.

Este ensaio é exigido para compor os dados relativos aos projetos de implantação e estudos geológicos e geotécnicos, bem como para a elaboração dos projetos de sistemas individuais de coleta e tratamento de esgotos domésticos – fossas sépticas e sumidouros.

Ensaio de percolação

Os ensaios de percolação “in situ” serão realizados a uma profundidade de 1,00m seguindo a metodologia descrita no item A.1 do Anexo A (normativo) – “Procedimento para estimar a capacidade de percolação do solo (K)”, da NBR 13.969.

Preliminarmente, a realização do ensaio será feita a escavação de um furo com trado de Ø 15 cm, com proteção do fundo e então sua saturação durante pelo menos 4 horas. Para o ensaio colocara-se 15 cm de água no furo, e procederá a leitura a cada 30min até que o desnível entre três (03) leituras consecutivas seja menor que 1,5cm. Estes procedimentos poderão ser alterados parcialmente ou em sua totalidade nos casos de solos específicos definidos na norma.

Será calculada a “Taxa de Percolação – K” e em seguida determinada, conforme tabela A.1, a taxa máxima de aplicação diária (em m3/m2.dia).

Projeto de implantação do empreendimento

O projeto urbanístico e de implantação do empreendimento será elaborado mediante os dados topográficos e de acordo com o código de obras do município, fornecido pelo contratante, respeitando-se a legislação vigente, considerando as bases legais e proporcionais relativas a áreas de ocupação, áreas do sistema viário, áreas de proteção permanente, quando houver, áreas de proteção ambiental, áreas municipais, etc.

Será fornecido um relatório das áreas implantadas, a qual se baseará nos levantamentos planialtimétricos realizados no local.

Relatório e projeto de sistema individual de coleta e tratamento de esgotos domésticos/fossa séptica e sumidouro com memorial descritivo e de cálculo do sistema individual de esgotos sanitários (hidro sanitário)

Este projeto será para implantação do sistema individual de tratamento de esgotos domésticos e comerciais, se for o caso, em atendimento à legislação federal em vigor.

Não será previsto tratamento integrado para condomínios ou projetos de interligação em sistemas existentes, sendo que em caso de se optar por estas soluções, novos projetos deverão ser elaborados, considerando redes de coleta e afastamento e sistemas de tratamento de esgotos, o que não é o caso aqui apresentado, devendo ser negociado entre as partes, a elaboração futura de tais projetos.

Relatório Geológico

Será realizado um estudo geológico da área de influência do local, o qual se disporá sobre os aspectos das rochas que compõem o maciço local, suas características e disposição, bem como sua caracterização técnica.

Relatórios técnicos em atendimento à Lei 6766/79

Conforme prescreve a Lei Federal 6766/79, no que se refere à implantação de empreendimentos imobiliários, serão gerados os estudos e relatórios relativos quanto a proibição de parcelamento do solo urbano em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas.

Estudos relativos ao saneamento do terreno para o parcelamento do solo urbano em terrenos aterrados com material nocivo à saúde pública; Estudos relativos ao atendimento de exigências específicas das autoridades para o parcelamento do solo urbano em terrenos com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), Verificação de o não-parcelamento do solo urbano em áreas cujas condições geológicas não aconselhem a edificação; E a vedação em áreas de preservação ecológica ou naqueles onde a poluição impeça condições sanitárias suportáveis.

Levantamento planialtimétrico cadastral

Será executado o levantamento planialtimétrico de toda a área a ser implantada considerando as seguintes referências:

Os Estudos Topográficos para implantação do loteamento serão realizados como forma que se tenha os elementos para que se possa conceber tecnicamente todos os seus detalhes técnicos, bem como seu aproveitamento de dados para elaboração dos demais projetos necessários nesta fase de serviços.

Para os estudos topográficos complementares e de ajustes, caso haja necessidade, serão realizados quando na fase de implantação das obras, mediante eventuais alterações nas notas de serviços a serem elaboradas pela Empresa Projetista.

Os Estudos Topográficos serão executados em duas fases distintas: Fase de reconhecimento, e Levantamento Planialtimétrico.

O reconhecimento do trecho será realizado por intermédio de inspeções, visando à definição do plano de trabalho a ser seguido pela equipe de topografia, de forma a ser obtida uma regular referência planialtimétrica, ao longo de poligonais, utilizando-se estação total.

Uma vez concluída a primeira fase do estudo iniciaram-se os serviços referente à etapa seguinte, as quais passamos a listar.

O processo empregado será de locação de uma linha base (poligonal aberta), e a partir desta será feita os levantamentos dos pontos notáveis (construções, pontes, bueiros, vias, eixo do córrego, adutoras, redes elétricas e etc.)

Todo Levantamento, será executado com a utilização de estação total, dotado de precisão exigida pelas normas técnicas, utilizando-se eixos e efetuando-se a demarcação nos locais, através da cravação de pregos metálicos. As identificações destes pontos serão realizadas com tinta de demarcação rodoviária, através da pintura de um círculo com número da estaca correspondente ao lado.

Todas as informações referentes à locação da linha base e das amarrações serão anotadas em cadernetas próprias e distintas onde foram registrados todos os dados pertinentes aos serviços.

Uma vez executada a locação da linha base, todos os piquetes do eixo serão nivelados, e contra nivelados, estabelecido através de uma rede básica de referência de nível (RN) cravadas ao longo dos eixos.

Todos os pontos notáveis dos eixos formam objeto do mesmo procedimento.

Os serviços serão desenvolvidos com utilização de nível de precisão juntamente com miras dotadas de bolha.

O nivelamento geométrico efetuado será fechado mediante a comparação do nivelamento e contranivelamento em todos os RN.

As cadernetas de seções seguiram o modelo convencional, a qual se presta à imediata digitação para fins de processamento em programa próprio de computador.

Calculadas as cadernetas e processados os dados proceder-se-á à execução dos desenhos, que adaptado ao levantamento existente, representou o produto final do estudo realizado.

Exoteng Engenharia Projetos e Consultoria

(62) 3233 8183

exoteng@exoteng.com.br

Av. Pará, 308, Setor Campinas

Goiânia - GO, 74.520-100